- Estudo da década de 90.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A configuração política desse período foi marcada pelo fim da Guerra Fria já que nos anos de 1989 e 1990 a União Soviética entrou em colapso total com diversas manifestações civis, o que levou ao seu fim, marcado historicamente pela queda do Muro de Berlim em novembro de 1989 e com a unificação total da Alemanha que ocorreu quase um ano após a queda do muro, em outubro de 1990. O fim da Guerra Fria trouxe para os anos 90 a supremacia do capitalismo e com ele seu maior defensor, os Estados Unidos. Chegou assim o auge da democracia e da globalização, não só de produtos e mercadorias como e principalmente de cultura, sempre liderado pelos EUA.

Como resultado dessa globalização cultural vemos o desenvolvimento das chamadas culturas de massa, que vinham na forma das músicas “enlatadas”, assim conhecidas por trazerem consigo o consumo de idéias, produtos e estéticas americanas. Dentro desse movimento de cultura de massa encontramos a música pop que moveu a geração jovem da época, e com ela milhões de dólares em mercadorias exportadas. Os símbolos desta foram os grupos pop’s que eram formados apenas por garotas ou só por garotos e que procuravam atingir um grande público da época que ia de crianças a jovens e adolescentes. Para isso eles compunham músicas ritmadas com letras fáceis e um inglês de boa dicção para ser levado ao mundo, normalmente os integrantes tinham estilos diferentes, agradando assim as diversas vertentes do público infanto-juvenil. Como exemplo desses grupos pop’s temos as Spice Girls, Backstreet boys, N’sync entre outro. No mesmo período surgiram também cantores e cantoras solos que faziam o mesmo papel de difusão da cultura de massa tais como Britney Spears, Pink, Nelly Furtado entre outros. Nesse meio da globalização tivemos outro fenômeno musical da época, que surgiu de forma espontânea (não premeditada pela mídia) mas que surgiu da mesma forma de difusor da cultura americana, o chamado movimento Grunge. Esse movimento saiu das ruas americanas como um estilo das juventudes suburbanas que envolvia música e estilo. Esse movimento porém influenciou a moda que passou a vender o “estilo grunge” para o mundo todo apoiado nas músicas que também ganharam o mundo. Como exemplos de bandas grunge temos Nirvana e Pearl Jam. O visual despojado do grunge era composto por calças e camisetas largas puídas usadas com sobreposições, flanela xadrez, gorros e casacos detonados e muito amassados, bandanas, botas e coturnos, jeans surrado, correntes e metais como detalhes.
Ourto visual que esteve presente na moda nos anos 90 foi o minimalismo, uma vertente que vinha contra o grunge, o estilo rocker (presente na moda desde os anos 50) e contra todos os excessos visuais que vinham desde os anos 70 e que ainda predominavam nos anos 90 pelo grunge. O minimalismo trazia cortes retos e simples, sem detalhes de espécie alguma, com poucos ou nenhum acessório, usando cores neutras como os beges, branco, preto e cinzas. A idéia do minimalismo surgiu através das influências do japonismo nos anos 80.
Outro fato de grande importânica nos anos 90 de uma forma geral foi o chamado “boom tecnológico”, nunca antes na humanidade havia ocorrido tamanho desenvolvimento tecnológico em tão pouco tempo.

Texto:Larissa e Analyvia
Posted by Analyvia e Bruna

0 comentários: